Jean William Fritz Piaget, ou simplesmente Jean Piaget, nasceu a 9 de Agosto de 1896 em Neuchâtel, Suíça, e faleceu a 16 de Setembro de 1980 em Genebra.
O seu interesse pela Biologia começa quando tinha 11 anos, altura em que escreve o seu primeiro artigo.
Aos 22 anos, em 1918, concluía o doutoramento em Biologia na Universidade de Neuchâtel, onde também estudou filosofia. No ano seguinte, viajou para França, onde desenvolveu os primeiros ensaios sobre o processo racional de crianças em idade escolar. Anos depois, muda-se para Génova, cidade onde se desenrola a maior parte da sua carreira universitária e onde se casa com Valentine Châtenay, em 1923. Fruto do seu casamento, nasceram três filhos, que viriam a ser influenciadores e impulsionadores das suas primeiras obras ligadas à Psicologia.
Entre vários prémios atribuídos, destacam-se os internacionais Erasme, em 1972, e Balzan, em 1980. A maior recompensa aconteceu através da Fundação Rockfeller, entre 1953 e 1954 que apoiou, financeiramente, a criação de um Centro Internacional de Epistemologia Genética, onde Jean Piaget aprofundou as suas investigações.
Em 1954, Piaget assumia a presidência da União Internacional de Psicologia Científica, cargo que ocupou até 1957.
Ele criou a teoria da Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética, baseada no sistema construtivista da inteligência e na formação e desenvolvimento humano. Jean Piaget considerava a educação como um dos principais pilares para se transmitirem conhecimentos, daí o seu interesse na transformação do sistema cognitivo do homem.