servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       

UNIPIAGET E O CICLO DE SEMINÁRIOS DE ALINHAMENTO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Início > Notícias > UNIPIAGET E O CICLO DE SEMINÁRIOS DE ALINHAMENTO E SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO TRABALHOSO QUE NECESSITA DA COLABORAÇÃO DE TODOS OS INTERVENIENTES E TRAZ GRANDES MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO

O Gabinete de Gestão e Qualidade da Universidade Jean Piaget de Angola está a promover um Ciclo de Seminários de Alinhamento e Sensibilização sobre a auto-avaliação institucional exigido pelo INAAREES, organismo do Ministério do Ensino Superior angolano.

Estas formações têm como objectivo, alinhar as equipas para sensibilização da importância do processo de avaliação e como poderá contribuir para a melhoria do ensino e de todas as valências associadas à universidade.

A primeira de um universo de três seminários realizou-se no dia 20 de Abril de 2023, no Auditório 5.04 e teve como tema “Auto-avaliação, Gestão da Qualidade e o seu impacto na avaliação da A3Es. A experiência de uma Instituição do Ensino Superior em Portugal (IES) ” proferida pela Professora Associada Isabel Margarida Costa, Membro da Comissão Científica e Presidente da Comissão Pedagógica do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Escola de Ciências da Saúde Egas Moniz.

A docente universitária defendeu que o Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade é uma ferramenta estratégica que promove a adopção de medidas que visam um melhor planeamento, padronização e controlo dos processos organizacionais e que permite medir a eficácia das acções tomadas. Realçou ainda a importância da avaliação para a melhoria contínua no ensino, na satisfação dos clientes, bem como na auditoria Interna.

Em relação ao ensino, a professora apresentou uma definição clara dos objectivos de aprendizagem a atingir e competências a desenvolver. Tais como: “o ensino, aprendizagem e avaliação centrados no estudante; adequação da carga de trabalho dos estudantes; envolvimento dos estudantes e outras partes interessadas na concepção/melhoria dos cursos; mecanismo para lidar com reclamações dos estudantes; avaliar e ajustar regularmente os métodos de ensino e aprendizagem; estimulo à investigação e a inovação inseridos no plano curricular”.

Para elucidar os presentes, a professora baseou-se na réplica de um Guião de auto-avaliação para acreditação pela A3ES “Cada curso tem uma subcomissão do SGGQ. Elabora um Guião de auto-avaliação do curso. O SGGQ envia indicadores e documentação necessária. O Coordenador de Curso envia o Guião ao SGGQ para validação. Já a Reitoria/Direcção faz a Revisão da versão final do guião para a aprovação. Por sua vez a sub-comissão do SGGQ elabora o guião de auto-avaliação (WORD) e o SGGQ revê o mesmo. Faz sugestões de melhoria e valida o guião”.

Segundo a professora, o SGGQ tem um processo trabalhoso e difícil de implementar que necessita a colaboração de todos os intervenientes que traz grandes melhorias no processo de ensino, na optimização de processos, na melhoria contínua, ajuda a corrigir erros e redução de processos ineficientes, ajuda a tomar decisões mais direccionadas e mais eficazes, traz maior satisfação do cliente e finalmente a acreditação dos cursos.

Na Universidade Jean Piaget durante o processo vão ser avaliados as seguintes dimensões: Ensino; Investigação; Extensão Universitária; Administração e Gestão Organizacional. A análise será quantitativa com questionários de satisfação aos docentes, coordenadores, decanos e estudantes. Vai ser feita entrevista aos Órgãos de Governo da Universidade e a análise será SWOT por Faculdade.

O seminário seguinte terá como tema “A Importância da avaliação interna e do controlo de qualidade, na melhoria dos processos de desenvolvimento organizacional e empresarial” a ser proferido pelo Engenheiro Armando Filipe Ferreira Soares – CEO da Probetão (Angola) e Cofundador da Fruitart, Sensum e Citros (Portugal) a realizar-se no dia 26 de maio de 2023.

O terceiro e último seminário tem como tema “O Impacto da avaliação interna e externa, no processo de melhoria das dimensões: académica, científica, pedagógica e organizacional das IES em Angola” a realizar-se no dia 12 Junho de 2023 e vai ser orientado pelo Mestre Osvaldo Varela, Assistente Técnico Nacional para o Ensino Superior no Programa UNI.AO, de Apoio ao Ensino Superior em Angola.

#GCI-UniPiaget-Viana

03 de maio de 2023