Na última sessão de aulas, a oportunidade foi dada aos docentes Pedro Ângelo Pereira e Fernandes Pedro Manuel, ambos aprovados para categoria de professores auxiliar.
As bancas de júris para esta sessão integraram o Professor Catedrático, Reitor da UniPiaget, Samuel Carlos Vitorino, Professor Associado da Faculdade de Ciências sociais da Universidade Agostinho Neto, Aníbal João Simões, professor Auxiliar da Faculdade de Humanidades e Arte da UniPiaget Paulo Jorge Inglês, Docente do ISCED de Luanda Abel Castelo Paxe, Sociólogo e docente da UniPiaget António Vidal Machado, o Professor Catedrático da Universidade Independente de Angola Carlos Pedro Yoba e o Dr. José Henrique Leitão.
O então candidato Dr. Pedro Ângelo Pereira abordou a tema "Adivinhas é Provérbios “enquanto o outro candidato, Dr. Fernandes Pedro Manuel abordou o tema “O psicólogo no sistema de Justiça, Fase de execução de Pena".
O Dr. Fernandes Pedro Manuel explicou que escolhe está temática porque ao longo dos seus 25 anos como profissional, teve contacto com pessoas em conflito com a Lei que acompanhadas por um psicólogo ao longo do período de seu encarceramento, tiveram menos probabilidades de voltarem a cometer crimes, em oposição aos que não tiveram este acompanhamento.
José Henrique Leitão, um dos membros da banca de jurados mostrou-se satisfeito com as apresentações de ambos candidatos. "Os temas foram pertinentes e devem ser mais explorados na nossa sociedade", afirmou.
Por sua vez, o Professor do ISCED de Luanda, Dr. Abel Castelo Paxe, destacou a importância da realização das provas públicas. “Estás provas são de extrema importância porque os professores são avaliados, para saberem como estão organizados em termos de sistematização do conhecimento".
O objectivo das Provas Públicas é de cumprir com os requisitos legais para a progressão dos professores na Carreira Docente.
Por: Joana Martins, Maria de Fatima e Rivaldo João (Estudantes do curso de Ciências da Comunicação)
12 de julho de 2024